Usuário Seleto - Logar
Mudar de cidade
  • você está em

    Campinas

    Mudar Cidade

Buscar um restaurante
  • Especialidade

  • Preço


CULINÁRIA GOIANA: CONHEÇA 10 PRATOS TÍPICOS DE GOIÁS

Indicar essa página a um amigo

18/09/2019 | por: GuiaRseleto

O que você sabe sobre a culinária goiana? Goiás, estado da região Centro-Oeste do Brasil, é cercado de uma natureza única, que lhe garante sabores fortes e característicos, muitas vezes desconhecidos pelo restante do país. Venha conferir a seleção do TudoGostoso de pratos típicos do estado e conheça um pouco mais sobre esta culinária:

Arroz com pequi

O pequi é um fruto característico do cerrado muito presente na culinária goiana. De sabor forte e bem marcante, é comum servir o fruto dentro de risotos ou acompanhando frango. O arroz com pequi, por exemplo, é o maior exemplo de uso da fruta dentro desta culinária: o arroz é cozido junto com o fruto, podendo ser acrescidos milho, temperos e guariroba (um palmito típico da região).

Galinhada

Muito conhecida em todo Brasil, a galinhada já ganhou diversas interpretações em todas as regiões do país — até o chef Alex Atala tem uma versão superconhecida da receita! Mas é em Goiás que ela encontra e preserva suas origens: parecida com o arroz com pequi, é feita com frango caipira, cúrcuma, milho, guariroba, pimenta-de-cheiro e muita cebolinha, além do pequi e arroz, ou seja, uma espécie de risoto delicioso e com sabores únicos do cerrado!

Peixe na telha

Muito tradicional nas casas e restaurantes goianos, o peixe na telha é feito com algum peixe de água doce com couro e em postas, geralmente o pintado ou surubim. É servido literalmente dentro de uma telha e é feito em forma de ensopado, com um caldo bem saboroso que leva tomate, leite de coco, coentro, açafrão, pimenta malagueta e outras especiarias. Tradicionalmente é acompanhado de arroz branco e pirão feito com a cabeça do próprio peixe.

Pamonha goiana

Outro prato que ganhou o Brasil, mas que em Goiás é tradição: a pamonha. A massa, feita de milho, é servida recheada com queijo à moda goiana. Mas isso não é regra: pode ser feita de acordo com a preferência de cada um e servida de várias maneiras diferentes! Com frango, creme de pequi, jiló, linguiça calabresa, ou até na forma doce, como sobremesa! As opções são infinitas e para todos os gostos!

Empadão goiano

O empadão é um prato muito consumido no Brasil, admitindo diversas receitas e maneiras de servir. A versão goiana é bem temperada e suculenta, podendo ser recheada com carne de porco ou de boi, mas tradicionalmente é usado o frango caipira. Trata-se de uma espécie de torta salgada com massa fina e porosa, que pode ser recheada de variadas formas, assumindo muitos sabores — e todos maravilhosos!

Biscoito de queijo

Parecido com o nosso querido pão de queijo, o biscoito de queijo é muito consumido pelos goianos. A massa é assada, feita com polvilho, ovos, leites e queijo, e desmancha na boca! Tradicionalmente é modelado em formas de rosquinhas. É o acompanhamento ideal pra qualquer cafezinho!

Panelinha

A panelinha é uma receita muito tradicional dos goianos. Trata-se de arroz e carnes preparados e juntos, numa mesma panela – normalmente é feita em uma panela de barro. Existem diversos sabores de panelinha, mas os mais tradicionais são o frango caipira e carne de sol. Existem diversas maneiras de prepará-la, mas o que não pode faltar é o açafrão, a pimenta-de-cheiro e, claro, o pequi, três sabores característicos da culinária goiana. Além disso, também é comum que seja servida com uma generosa cobertura de queijo derretido e uma pimenta inteira pra decorar.

Mané pelado

Normalmente consumido no lanche da tarde, o mané pelado é um bolo de mandioca feito com mandioca, queijo ralado, coco, açúcar e ovos. É uma delícia super consumida nos lares goianos, que vai muito bem com um cafezinho!

Pastelinho

O pastelinho se assemelha ao famoso pastel de belém, porém é recheado com doce de leite. Sua massa é feita com manteiga, banha de porco, farinha de trigo, leite, ovos e canela, e é assada parecida com uma tartelete.

Doces em compota

Os doces em compota são muitos famosos em vários estados no Brasil. Em Goiás, eles são muito consumidos e adorados, aparecendo de diversas formas e com os mais variados sabores, como cajuzinho, fruta típica do cerrado que parece um caju, de cor vermelha bem viva.

Veja também:
Receitas  |  Novidades  |  Dica de jantar para hoje  |  Promoção: Economize na hora de comer


Guia Restaurante Seleto

Tecnologia e Criação Princi Agência Web

Todas as informações exibidas no Guia Restaurante Seleto são manifestadas pelos seus usuários.

O portal não compartilha necessariamente as mesmas opiniões e se exclui da responsabilidade pelos danos delas decorrentes.