Usuário Seleto - Logar
Mudar de cidade
  • você está em

    Campinas

    Mudar Cidade

Buscar um restaurante
  • Especialidade

  • Preço


Gastronomia para veggies ganha novas opções e mercado se adapta à nova

Indicar essa página a um amigo

18/02/2019 | por: GuiaRseleto

Segundo recente estudo divulgado pela GlobalData, cerca de 70% da população mundial declara que está tentando diminuir o consumo de carne ou parar definitivamente. A pesquisa concluiu que nos últimos anos o número de pessoas que se identifica como vegetariana ou vegana cresceu 600%.

O universo da gastronomia confirma essa tendência. Casas especializadas em carne já se preocupam com esse público e incluem no cardápio opções vegetarianas ou veganas cheias de criatividade e sabor. Gelaterias, sorveterias e marcas focadas em doces em geral investem em opções consideradas veganas. Os que não comem carne ou nenhum derivado de animais também já encontram inclusive restaurantes com gastronomia especializada e assinada.

Inaugurado há pouco mais de três anos em uma simpática casa tombada em Botafogo, no Rio de Janeiro, o Naturalie Bistrô comandado pela chef Nathalie Passos é uma casa vegetariana que aposta em receitas feitas prioritariamente com ingredientes orgânicos, garimpados de pequenos produtores e com estoque do dia, para tudo ser sempre fresquinho. Como valoriza ingredientes sazonais o cardápio muda ocasionalmente. A casa, que acaba de ganhar uma segunda unidade também no Rio, é considerada um oásis para o público veggie.

A Momo, gelateria artesanal que traz o autêntico estilo italiano para o Brasil, aposta em uma linha de sabores sem leite. Para adoçar o paladar sem nenhum ingrediente originado de animais, a dica é apostar nos novíssimos “Fondente com praliné de pistache” (à base de água) produzido com chocolate 75% cacau vindo direto da fazenda Sagorana, em Ilhéus, na Bahia, e pistache; o “banana com canela e lascas de chocolate vegano” (à base de leite aveia); e o “coco com cobertura de paçoca de pilão” (à base de leite de coco).


Segundo Katia Mattos, diretora de desenvolvimento de produtos da Momo, as receitas veganas exclusivas entregam sabor, qualidade e, principalmente, cremosidade. “A demanda por sabores vegans cresceu muito nos últimos anos. Já tínhamos na nossa cartela alguns sabores de frutas que não levam leite, mas sentimos a necessidade de criar opções cremosas e realmente saborosas para esse público específico. Acreditamos que a tendência é que essa demanda cresça cada vez mais e a Momo está preparada para atendê-la”, explica.

No Cortés Asador, restaurante especializado em cortes na parrilla, os veganos têm vez. A parrillada de legumes combina batata doce, abobrinha, pimentões coloridos, cebola, tomatinhos, palmito pupunha e cogumelos. Os legumes assados na parrilla têm sabor defumado especial. Já o Maria e o Boi, restaurante carioca que tem a carne como estrela principal, incluiu uma seção no cardápio dedicada aos veggies. Alguns exemplos são o creme de milho e espinafre, cebolas assadas com ervas, e o cou-brie-flor. Para os que dispensam a carne, o Rubaiyat Rio também oferece opções veggies no cardápio. Entre elas, a Salada de figoque vem com a fruta caramelizada, Jamon ibérico e gorgonzola. Entre os pratos já clássicos da casa, o Coração de palmito pupunha assado no forno de barro, com iogurte grego e rúcula.

Veja também:
Receitas  |  Novidades  |  Dica de jantar para hoje  |  Promoção: Economize na hora de comer

Comente

Você precisa estar logado para fazer o seu comentário.


Guia Restaurante Seleto

Tecnologia e Criação Princi Agência Web

Todas as informações exibidas no Guia Restaurante Seleto são manifestadas pelos seus usuários.

O portal não compartilha necessariamente as mesmas opiniões e se exclui da responsabilidade pelos danos delas decorrentes.