Usuário Seleto - Logar
Mudar de cidade
  • você está em

    Campinas

    Mudar Cidade

Buscar um restaurante
  • Especialidade

  • Preço


Sabores de Madri: roteiros para a 'movida gastronômica'

Indicar essa página a um amigo

13/03/2018 | por: GuiaRseleto

MADRI - Novos gastrobares foram abertos, dois mercados tradicionais da cidade foram remodelados, agências de turismo passaram a oferecer diferentes tours de tapas. Nem o inverno, com temperaturas próximas de zero grau à noite e 6°C de dia, tem sido impedimento para se desfrutar da “movida”, atividade que se transformou e continua movimentando Madri, especialmente entre os jovens.

Nascida na capital nos primeiros anos da Espanha pós-franquista — em um movimento contracultural regado a arte, música e comida —, a chamada movida madrilenha logo se espalhou por grande parte do país. Entre seus expoentes, estavam nomes como os dos cineastas Pedro Almodóvar e Fernando Trueba.

Hoje, transformada e incorporada não só como atividade artística, a movida pode ser explicada como parte da identidade contemporânea espanhola. A moda cult é andar de bar em bar, ir de restaurante em restaurante, degustar as famosas tapas, beber os melhores vinhos a bons preços e papear em happy hours que nunca começam antes das 21h.

Como, no contexto dos anos 1970/1980, Caetano Veloso sugeriu em “Vaca profana”, a ideia é seguir “a movida madrileña”. E colocar o pé na rua para conhecer o que há de melhor na capital: seus bares, restaurantes, mercados, palácios e museus. Recentemente mais incorporada ao circuito jovem, Madri conserva seus ares de seriedade, mas descortina a boêmia, repleta de sabores e surpresas dentro dos mais variados estilos gastronômicos, servidos em deliciosas doses e porções.

eja ao meio-dia ou à noite, as opções são muitas, de bares tradicionais a mercados gourmet. Apesar de ser chamada pelos madrilenhos de cidade espanhola dos negócios, Madri é um lugar onde se pode degustar um bom vinho em um bar tranquilo ou descobrir festas hipsters ímpares em locais provisórios, como em Malasaña, Salamanca e Chueca, três de seus principais bairros turísticos.

A vida noturna de Madri é conhecida pela animação: a festa nas ruas, bares e casas noturnas vai até o amanhecer. E há sempre um pós-festa em algum canto da cidade. Deixar-se levar pela movida e pelos jovens madrilenhos com espírito desbravador, ávidos por conhecer estrangeiros e fazer novos amigos, é lema da cidade. No fim da noite, entre uma rua e outra, é comum ouvir os exaustos festeiros exclamarem: “¡Madrid todavía me mata!”. (Madrid ainda me mata!)

Veja também:
Receitas  |  Novidades  |  Dica de jantar para hoje  |  Promoção: Economize na hora de comer


Guia Restaurante Seleto

Tecnologia e Criação Princi Agência Web

Todas as informações exibidas no Guia Restaurante Seleto são manifestadas pelos seus usuários.

O portal não compartilha necessariamente as mesmas opiniões e se exclui da responsabilidade pelos danos delas decorrentes.